O sinal do Wi-Fi está fraco? Saiba como melhorar o alcance

O sinal do Wi-Fi está fraco? Saiba como melhorar o alcance

Oferecer mobilidade e conveniência para acessar a internet de qualquer lugar da casa ou da empresa. Essa é a função de uma boa rede wireless. Afinal, a qualidade do sinal do Wi-Fi interfere no desempenho de praticamente todas as atividades online do nosso dia a dia.

Seja no uso doméstico, para jogar, fazer streaming de filmes e músicas, usar as redes sociais e compartilhar informações com outros dispositivos e eletroeletrônicos (veja mais sobre o conceito de ‘casa inteligente’); ou então no uso corporativo, para realizar diferentes tarefas e, especialmente, quando é preciso oferecer uma navegação eficiente para os clientes, o sinal do Wi-Fi, hoje, é indispensável e quase um item de ‘primeira necessidade’.

Portanto, uma das principais preocupações de quem está sempre conectado no mundo digital é contar, sempre, com um bom sinal do Wi-Fi – considerando mais especificamente o alcance do sinal. Está com este tipo de problema? Veja então como melhorar a qualidade da conexão.

Dicas para otimizar o sinal do Wi-Fi

As redes wireless são estabelecidas através de ondas de rádio, assim como celulares, rádios e televisões. A informação é recebida pelo roteador por cabo, através de sinal elétrico, que os decodifica e retransmite através de uma antena por sinal wireless (eletromagnético), estabelecendo a conexão de um ou mais dispositivos com a web. Porém, há alguns fatores que influenciam e podem otimizar o sinal do Wi-Fi. Saiba quais são eles.

Ter um roteador adequado

roteador é o principal equipamento para o compartilhamento do sinal do Wi-Fi. Assim, é preciso contar com um aparelho que seja adequado às suas demandas.

No entanto, de forma geral, para ter mais qualidade e alcance no sinal do Wi-Fi, vale considerar os seguintes pontos:

Posição e local de instalação

É importante que seu roteador esteja em um local com menor interferência possível. Obstáculos como paredes, seja de concreto, vidro ou metal, podem bloquear a propagação do sinal. Móveis, espelhos e eletrodomésticos (como telefones e micro-ondas) posicionados perto do roteador também podem causar interferência. O ideal é que ele seja instalado em local alto e central da sua casa ou empresa. Desta forma, irá receber menos interferência destes fatores externos.

Antena

Verifique a potência e a posição da antena do seu roteador. Em relação à potência, ela é indispensável para emitir um sinal forte, de maneira que os dispositivos conectados possam recebê-lo com constância e intensidade. Já sobre as antenas, elas devem sempre estar na posição vertical para uma melhor transmissão do sinal. Nunca deixe as antenas curvadas ou direcionadas para baixo.

Atualização

Atualizações de softwares pelos fabricantes de roteadores são comuns, e isso certamente pode melhorar o desempenho e segurança da sua conexão Wi-Fi. Verifique com frequência as disponibilidade de novas versões e atualize seu aparelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *