1. Sinal da operadora
Parece óbvio, é verdade, mas é muito comum que as pessoas apenas considerem que há uma falha de sinal externo depois de checar tudo o que está havendo com seus equipamentos. Ora por preguiça, ora por desatenção mesmo.
Hoje já contam com aplicativos que ajudam bastante na hora de detectar se o sinal está OK ou se há algum problema na sua rua. Acesse com sua conta e veja nas opções de suporte se tudo está dentro dos conformes no seu bairro antes de se desesperar. Depois disso, se tudo estiver bem, aí você parte para as outras verificações.
Além disso, é muito importante saber a velocidade do seu plano. Quanto maior, e considerando que você tem um roteador de qualidade, mais demanda simultânea sua conexão aguentará.
2. Verifique falhas no hardware
Essa dica é uma das mais básicas, mas também uma das mais importantes. Se você sentiu que sua internet está fraca ou não está funcionando, é sempre bom verificar se algum cabo está desconectado ou se seu roteador ou modem estão funcionando adequadamente. Se tudo estiver conectado, vale levar em consideração a recomendação que todo suporte técnico dá: tente desligar tudo por alguns minutos e ligar novamente. Se ainda assim o problema não for resolvido, nunca é demais verificar se o seu smartphone, smart TV ou videogame estão com alguma falha de recepção.
3. Posicione bem seu roteador/modem
Depois de aferir se está tudo em ordem com sua conexão e seus equipamentos, hora de escolher um bom local para posicionar seu modem/roteador Wi-Fi. Os especialistas recomendam que ele seja colocado sempre na região central da casa, de preferência em um cômodo superior e aberto.

Isso funciona melhor porque as ondas de transmissão do roteador irradiam para frente e para baixo e como a maioria dos móveis ocupa o primeiro plano, alocar o aparelho em um local mais alto ajuda demais.
Mas e a antena? Vale o mesmo conceito: caso você queira que sinal se espalhe por vários andares, deixe a antena deitada para que as ondas percorram o caminho na vertical. Mas, se você quiser que as ondas se disseminem horizontalmente, deixe a antena reta e para cima.
Também evite posicionar seu roteador próximo de janelas ou de outros aparelhos eletrônicos, pois outras ondas podem interferir e afetar o sinal.
4. Cuidado com repetidores
Pode ser que o seu roteador não esteja dando conta de distribuir bem o sinal Wi-Fi em sua casa, o que acaba comprometendo a velocidade de conexão. Para essas situações, a primeira sugestão para solucionar o problema é comprar um repetidor de sinal. Embora ele realmente amplie o sinal, é preciso estar atento à qualidade do equipamento, que chama a atenção por, na maioria das vezes, ser baratinho. De nada adiantará ter um bom roteador se o repetidor oferecer uma velocidade de conexão baixa, o que fará você ficar frustrado. Também vale a pena ficar atento ao local onde ele será instalado para não comprometer a comunicação com o roteador.
5. Verifique quantos aparelhos estão conectados
Dependendo da quantidade de aparelhos que estão usando sua rede sem fio, não há internet que aguente. Por isso é necessário ficar atento à quantidade exata de dispositivos e qual deles pode estar sugando mais sinal do que o normal.

Isso geralmente ocorre quando uma pessoa em determinado cômodo da casa está assistindo à Netflix (que, geralmente, puxa muita banda) e outra está jogando online; certamente uma das duas terá sérios problemas, além, é claro, de prejudicar os demais usuários, mesmo que estejam, por ventura, usando uma conexão cabeada.
6. Atenção com aplicativos
Aplicativos como a Netflix consomem muita banda de download e isso pode acabar prejudicando a navegabilidade de quem está tentando trabalhar ou até outras pessoas de casa que estão tentando se entreter. Mas vale ficar ainda mais atento com aplicações que consomem banda de upload.
Normalmente, planos de internet que não são de fibra óptica têm velocidade de upload limitada e que é comprometida facilmente quando subimos arquivos para o OneDrive, Google Drive e afins. Se você for um assíduo usuário de torrents, então, esse problema pode ser ainda pior. Com as conexões de saída comprometidas, é comum que toda a infraestrutura de rede fique congestionada e você sinta até mesmo quedas de sinal. Portanto, fique atento a isso.
7. Reinicie seu roteador de vez em quando
Dependendo de onde seu roteador estiver alocado, o funcionamento contínuo pode causar superaquecimento e prejudicar componentes internos. Outro ponto que também pode acontecer com o uso sempre constante é o acúmulo de cache do DNS. Para resolver isso é mais simples do que se pensa: basta reiniciar o aparelho de tempos em tempos.